A Etnomatemática tem ganhado um espaço significativo no campo da Educação Matemática, especialmente, no Brasil. Neste estudo, buscamos analisar obras que promovam uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem em pesquisas que tematizam a Etnomatemática na Educação com pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). Reconhecemos que essa abordagem é uma maneira de proporcionar aos educadores a oportunidade de apresentar conceitos matemáticos em articulação com o contexto político e sociocultural dos educandos, à vista disso, como aporte teóricos norteadores, dialogamos, principalmente, com o arcabouço teórico da Etnomatemática, com vistas para as especificidades da modalidade de ensino da EPJAI. Como abordagem metodológica, optamos pelo estado do conhecimento, a partir do levantamento das produções acadêmicas acerca da temática abordada. Salientamos que esta é uma pesquisa em andamento, fruto do trabalho de conclusão de curso do primeiro autor e orientada pelo segundo autor. Como resultados esperados, destacamos a relevância dos educadores, que poderão, a partir deste estudo, encontrar formas de enriquecer suas aulas, envolvendo, integralmente, os educandos no processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração suas experiências e contribuições para a produção do conhecimento matemático. Portanto, intencionamos com este trabalho, apresentar um estudo sobre como a Etnomatemática pode contribuir para a EPJAI, fornecendo subsídios aos educadores dessa área e promovendo discussões e problematizações sobre uma Educação Matemática cultural, contextualizada e presente na vida cotidiana.