A educação vem se transformando a bastante tempo, junto desta transformação ocorreu a união da mesma com o meio tecnológico buscando o maior desempenho na execução do processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, o trabalho em questão teve como objetivo analisar uma das várias ferramentas disponibilizadas nesta junção, de modo que o artigo priorizou o estudo da utilização do Laboratório de Informática nas escolas, destacando suas características e vantagens. Com isso, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa em forma de questionário na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Francisco de Sá Cavalcante, localizada na cidade de Paulista-PB, em que a amostra teve como componentes docentes e discentes da referida instituição. O estudo tem como objetivos destacar melhorias na aprendizagem e ensino de estudantes e professores que utilizam o Laboratório de Informática como fonte de conhecimento, além de relatar as causas que impeçam ou dificultem o uso deste recurso tecnológico como um caminho adicional para a diversificação e ampliação do desenvolvimento didático de membros presentes no educandário. Os resultados demonstraram que ainda há aspectos a serem melhorados para melhorar o uso do LI (Laboratório de Informática) na escola citada, sendo estes tanto estruturais, como humanos. Porém, mesmo com tais problemáticas os dados comprovam que o LI é bastante relevante para o ensino-aprendizagem da instituição de ensino.