A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar o uso da literatura infantil na escola e suas contribuições para o processo de aprendizagem na infância. A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: De que forma o trabalho com a literatura infantil na escola contribui para o processo de aprendizagem da criança? Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica sobre os autores e temas da área. Os dados foram analisados a partir do procedimento de Análise de Conteúdo, tendo sido escolhida a especificidade de análise temática. Os resultados dos dados coletados nos mostram que em relação ao trabalho com a literatura infantil nas aulas, que este acontece de acordo com as concepções e objetivos para cada turma, de modo que a literatura é o principal ponto de partida para uma boa aprendizagem. Podemos concluir diante dessas afirmações, que cada uma traz consigo sua relação com a leitura, porém, trabalhando em uma mesma direção no que diz respeito aos objetivos de todas, o qual compreendem a literatura infantil como elemento primordial para o exercício da leitura e enquanto fonte de aprendizagem.