O presente trabalho buscou destacar os movimentos e vivências de formação continuada ofertada aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME). Como objetivo central, pautou-se em uma pesquisa qualitativa sobre a estrutura da Coordenadoria Setorial de Formação que funciona no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional - Prof° “Milton de Almeida dos Santos” (CEFORTEPE) e também no levantamento de dados sobre as ações formativas propostas aos educadores, fundamentadas nos princípios indicados nas legislações vigentes, Diretrizes Curriculares Municipais e Projetos Pedagógicos das Unidades Educacionais. A formação continuada dos educadores é um fator crucial para a construção de uma escola pública de qualidade, e portanto, as ações formativas desenvolvidas devem impactar no aprimoramento das práticas pedagógicas e na aprendizagem dos estudantes e ser condizentes com os desafios que as escolas enfrentam, principalmente no cenário pós-pandemia. A SME apresentou uma proposta de ação denominada “reordenamento curricular”, a qual pretendeu, em um plano estendido, revisitar práticas pedagógicas para os próximos anos. Neste plano, as formações contemplarão temas e políticas que são caras para os coletivos de profissionais da educação municipal, como avaliação diagnóstica e institucional, alfabetização, letramento e multiletramento, educação antirracista e socioambiental, pedagogia de projetos, uso das tecnologias e expressões artísticas como música e cinema, tendo como pilares o respeito aos direitos humanos, a diversidade, a sustentabilidade socioambiental e a ética. A análise dialoga com as obras de Paulo Freire, que destacam a indiscutível necessidade de preparo aos professores, devido à natureza do conhecimento que está em constante evolução, e acompanhando o avanço da ciência e da tecnologia. Dessa forma, aborda a importância de implementar políticas públicas de formação continuada aos profissionais da educação, não só pela complexidade dos desafios no que se refere à aprendizagem dos estudantes e garantia da qualidade de ensino, mas também pela valorização dos professores.