O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que acomete diretamente a vida dos alunos diagnosticados, as principais características são: falta de concentração, desatenção, hiperatividade, dificuldade de se expressar, fato que torna um desafio o processo educacional. Apesar dos avanços nos diagnósticos de estudantes com TDAH, ainda há significativa falta de informação por parte dos educadores, principalmente no extremo norte do Tocantins, fato que dificulta o processo de ensino-aprendizagem e afeta a qualidade de vida desses alunos na escola. A partir disso, este projeto objetivou investigar se os métodos didáticos adotados pelas educadoras promovem aprendizagem significativa de possíveis alunos diagnosticados com TDAH. Em relação aos aspectos metodológicos trata-se de pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que utilizou de revisão bibliográfica e observação do cotidiano escolar, bem como a aplicação de questionário para mensurar o nível de conhecimento das professoras sobre o Transtorno. O projeto foi executado no Colégio Estadual Osvaldo Franco, localizado em Araguatins-To (Região do Bico do Papagaio), em turmas do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental. A partir da observação do cotidiano escolar e questionário aplicado, a princípio não foi identificado alunos diagnosticados com TDAH na escola, contudo, foi possível observar que as educadoras utilizam métodos didáticos distintos, pois os alunos do 7º ano possuem dificuldades em compreender o conteúdo ministrado pela professora, infere-se que, devido o enfoque em longos textos escritos no quadro e aplicação de exercícios de forma não interativa, por outro lado, a professora do 9º ano, utiliza estratégias didáticas mais interativas, fato que tornou perceptível a participação e envolvimento dos alunos na disciplina. Sendo assim, avistando uma possível chegada de um aluno(a) com TDAH na escola, o mesmo(a) teria dificuldades de adaptar-se a essa dinâmica