O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho bibliográfico e experiências em sala de aula com alunos do Ensino Médio as quais permitiu ampliar as reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e a prática de análise linguística, conforme sugerido pelos PCNEM, concorrendo para compreensão do texto enquanto unidade de discurso. Ao trazer para a reflexão o ensino da língua e a prática de análise linguística na prática pedagógica trabalhou-se as concepções de texto, textualidade e seus elementos, dando prioridade a coesão e a coerência, estes, recorrentes e importantes para as produções orais e escritas dos alunos do Ensino Médio. Para dar prosseguimento aos objetivos, trabalhou-se com a leitura, compreensão e interpretação do poema Cidadezinha Qualquer do Carlos Drummond de Andrade. Concluiu-se que é fundamental e necessário despertar o leitor crítico, reflexivo e competente em sua língua, desde que haja uma conversão de uma prática puramente metalinguística para uma reflexiva, pelo viés semântico, pragmático-discursivo. Ao fazer isto o docente trabalha como uma concepção de leitura, escrita e ensino da língua de forma inovadora.