RESUMO O foco deste artigo é uma reflexão sobre a vivência de professores da rede regular de ensino em exercício no Programa da Universidade Pública, o Residência Pedagógica que vem sendo desenvolvido em parceria com as escolas públicas, trabalhando a teoria e a prática através de projetos de intervenção, aproximando os professores em exercício ao meio acadêmico, oportunizando o convívio entre alunos universitários e professores da rede, como meio de formação para ambas as partes observando e construindo novas práticas que ajudem nas dificuldades encontradas. São muitos os desafios e aprendizados entre educadores e residentes. E de grande importância na construção de meios que desenvolvam a consciência crítica, inclusiva e reflexiva dos professores e alunos desde a educação infantil, partindo das vivências na atual conjuntura, onde estamos diante de uma sociedade com sentimentos e posturas individualistas, preconceituosas e conservadoras. Nesta análise também é observado quais são as contribuições e os novos caminhos para o desenvolvimento da aprendizagem dos professores em exercício, tempos distante do mundo acadêmico e com os novos obstáculos na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.