A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia que se baseia na execução de projetos que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes de forma prática e contextualizada. O seu uso é capaz de expandir a criatividade e motivar a interação entre os estudantes, que compartilham ideias e opiniões buscando soluções inovadoras para solucionar os problemas encontrados na sociedade. Outro proveito da ABP é a sua capacidade de tornar a aprendizagem mais significativa e duradoura; através da realização de projetos, os discentes conseguem compreender de maneira mais aprofundada os conceitos estudados, o que favorece a transferência de conhecimento para situações reais. Por fim, foi possível notar que a aprendizagem baseada em projetos tem se mostrado uma metodologia cada vez mais útil para atender às demandas de uma sociedade em constante transformação, que exige cada vez mais indivíduos altamente capazes de resolver problemas complexos e inovar de forma criativa. Este artigo utiliza como método científico uma análise metodológica realizada através de uma pesquisa qualitativa por meio de artigos publicados em revistas e congressos; além disso, tem como objetivo investigar o uso dessa metodologia ativa e demonstra como seu uso pode favorecer o processo de ensino aprendizagem, além de promover o crescimento social e emocional dos estudantes.