Este trabalho tem por objetivo analisar os Planos Municipais de Educação no que concerne à valorização docente, em especial as metas 17 e 18, que tratam da equiparação do rendimento médio dos profissionais do magistério aos demais profissionais com escolaridade equivalente e a implementação de planos de carreira, respectivamente. O Plano Nacional de Educação (PNE) é um documento que deve nortear a educação brasileira, traçando metas e estratégias voltadas `Educação Básica, a serem atingidas num período de 10 anos. Este documento pode favorecer a elaboração de políticas educacionais, a fim de que as metas sejam atingidas. Assim, diante da implementação da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, a qual institui o PNE, cabe a cada ente federado elaborar o Plano Estadual de Educação e Plano Municipal de Educação, amparados no que estabelece o Plano Nacional. A elaboração de planos próprios permite que a realidade local seja analisada e problematizada, objetivando-se a melhoria da qualidade educacional. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa documental, em que foram analisadas as metas 17 e 18 dos Planos Municipais de Educação nos municípios de Carambeí, Castro, Ponta Grossa e Reserva, localizados no estado do Paraná. Os resultados obtidos revelam que há indícios por parte desses municípios que podem favorecer à valorização docente, em especial as metas 17 e 18, no entanto, ainda há a necessidade de serem estabelecidas políticas educacionais mais consistentes em relação à valorização.