Este artigo versa sobre uma prática pedagógica que realizamos em uma escola pública paraibana, utilizando os dados da evolução da Covid-19 como contexto para o ensino de conteúdos matemáticos, a partir de projeções feitas no Microsoft Excel e no Geogebra. O seu objetivo é analisar as potencialidades pedagógicas da prática realizada por meio desses dois softwares para o ensino de matemática durante a pandemia e como elas podem ser utilizadas no momento atual, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência global provocada pelo vírus Sars-Cov-2, sem, contudo, estabelecer o final do período pandêmico. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos resultados apontaram que as intervenções que fizemos possibilitaram o ensino de conceitos relativos a Sistemas de equações, Função do 1º grau e Geometria analítica, abordando tópicos como Plano cartesiano, O ponto e a reta, Taxa de variação de uma função, Posições relativas entre retas, dentre outros. Enquanto potencial, a prática que realizamos permite o ensino de Estatística, Matrizes e determinantes, bem como planejar ações e medidas de prevenção contra a disseminação do vírus Sars-Cov-2, por meio de projeções da evolução dos casos confirmados ou recuperados que podem ser realizadas através das supracitadas tecnologias, configurando-se, desta forma, como uma prática que tem função social e pode ser utilizada e/ou adaptada para este momento, em que a crise sanitária se ameniza.