Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCUSSÕES E PROPOSIÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTORREFLEXÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98291
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4825
    "inscrito_id" => 19667
    "titulo" => "DISCUSSÕES E PROPOSIÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTORREFLEXÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Ao pensar nas relações presentes na Educação Infantil levamos em consideração as mudanças contemporâneas que a afetam constantemente; e aos docentes cabe a tarefa de buscar por alternativas que favoreçam essas relações. Nesse sentido, a Formação Continuada de Professores se configura como importante ferramenta. Sobre essa temática encontramos produções, estudos bibliográficos e pesquisas realizadas com a participação de docentes que atuam com crianças de 0 a 5 anos idade. Porém, mesmo com o empenho em produções desse teor, percebemos a urgência da temática à medida que evidenciamos as agruras da profissão docente e seu processo de busca por aperfeiçoamento profissional, para enfrentar os desafios encontrados. Assim, a fim de fornecer embasamento teórico para as pesquisadoras do Programa de Mestrado em Educação evidenciando a importância da Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, buscou-se realizar uma Pesquisa Bibliográfica e Documental identificando no recorte temporal de 2018 à 2022, identificando quais estudos tem se efetivado e quais os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre a temática, nesses artigos, teses e dissertações podem contribuir com a ação docente proporcionando os meios necessários para ofertar às crianças seu pleno desenvolvimento autônomo. No levantamento bibliográfico realizado no repositório de revistas Qualis A1 e A2 (quadriênio 2013-2016) foram encontrados apenas quatro Artigos relacionados à temática; no Banco de Teses e Dissertações da CAPES encontramos apenas três dissertações de Mestrado e uma Tese de Doutorado relacionados às palavras-chave em questão. Os resultados encontrados demonstram a importância de valorizar e investir em pesquisas sobre a Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, pois, por meio desses momentos os docentes têm a oportunidade de realizar uma autorreflexão sobre a busca por novas formas de ensinar adquirindo conhecimentos contemporâneos e eficazes que acompanhem as mudanças vigentes no campo da Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19667_TB4825_20082023142939.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIAN LEITE PEREIRA MONTANHER"
    "autor_nome_curto" => "VIVIAN"
    "autor_email" => "vleitepereira0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98291
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4825
    "inscrito_id" => 19667
    "titulo" => "DISCUSSÕES E PROPOSIÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTORREFLEXÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Ao pensar nas relações presentes na Educação Infantil levamos em consideração as mudanças contemporâneas que a afetam constantemente; e aos docentes cabe a tarefa de buscar por alternativas que favoreçam essas relações. Nesse sentido, a Formação Continuada de Professores se configura como importante ferramenta. Sobre essa temática encontramos produções, estudos bibliográficos e pesquisas realizadas com a participação de docentes que atuam com crianças de 0 a 5 anos idade. Porém, mesmo com o empenho em produções desse teor, percebemos a urgência da temática à medida que evidenciamos as agruras da profissão docente e seu processo de busca por aperfeiçoamento profissional, para enfrentar os desafios encontrados. Assim, a fim de fornecer embasamento teórico para as pesquisadoras do Programa de Mestrado em Educação evidenciando a importância da Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, buscou-se realizar uma Pesquisa Bibliográfica e Documental identificando no recorte temporal de 2018 à 2022, identificando quais estudos tem se efetivado e quais os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre a temática, nesses artigos, teses e dissertações podem contribuir com a ação docente proporcionando os meios necessários para ofertar às crianças seu pleno desenvolvimento autônomo. No levantamento bibliográfico realizado no repositório de revistas Qualis A1 e A2 (quadriênio 2013-2016) foram encontrados apenas quatro Artigos relacionados à temática; no Banco de Teses e Dissertações da CAPES encontramos apenas três dissertações de Mestrado e uma Tese de Doutorado relacionados às palavras-chave em questão. Os resultados encontrados demonstram a importância de valorizar e investir em pesquisas sobre a Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, pois, por meio desses momentos os docentes têm a oportunidade de realizar uma autorreflexão sobre a busca por novas formas de ensinar adquirindo conhecimentos contemporâneos e eficazes que acompanhem as mudanças vigentes no campo da Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19667_TB4825_20082023142939.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIAN LEITE PEREIRA MONTANHER"
    "autor_nome_curto" => "VIVIAN"
    "autor_email" => "vleitepereira0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Ao pensar nas relações presentes na Educação Infantil levamos em consideração as mudanças contemporâneas que a afetam constantemente; e aos docentes cabe a tarefa de buscar por alternativas que favoreçam essas relações. Nesse sentido, a Formação Continuada de Professores se configura como importante ferramenta. Sobre essa temática encontramos produções, estudos bibliográficos e pesquisas realizadas com a participação de docentes que atuam com crianças de 0 a 5 anos idade. Porém, mesmo com o empenho em produções desse teor, percebemos a urgência da temática à medida que evidenciamos as agruras da profissão docente e seu processo de busca por aperfeiçoamento profissional, para enfrentar os desafios encontrados. Assim, a fim de fornecer embasamento teórico para as pesquisadoras do Programa de Mestrado em Educação evidenciando a importância da Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, buscou-se realizar uma Pesquisa Bibliográfica e Documental identificando no recorte temporal de 2018 à 2022, identificando quais estudos tem se efetivado e quais os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre a temática, nesses artigos, teses e dissertações podem contribuir com a ação docente proporcionando os meios necessários para ofertar às crianças seu pleno desenvolvimento autônomo. No levantamento bibliográfico realizado no repositório de revistas Qualis A1 e A2 (quadriênio 2013-2016) foram encontrados apenas quatro Artigos relacionados à temática; no Banco de Teses e Dissertações da CAPES encontramos apenas três dissertações de Mestrado e uma Tese de Doutorado relacionados às palavras-chave em questão. Os resultados encontrados demonstram a importância de valorizar e investir em pesquisas sobre a Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, pois, por meio desses momentos os docentes têm a oportunidade de realizar uma autorreflexão sobre a busca por novas formas de ensinar adquirindo conhecimentos contemporâneos e eficazes que acompanhem as mudanças vigentes no campo da Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.