Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCANDO COM OS 8 R’S DA SUSTENTABILIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97856 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4281 "inscrito_id" => 5658 "titulo" => "BRINCANDO COM OS 8 R’S DA SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "O presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública localizada na cidade de Marcelino Vieira/RN, com a temática “Brincando com os 8 R’s da Sustentabilidade”. O referido projeto, partiu da problemática de algumas questões levantadas em planejamento participativo na escola, configurando-se nos problemas que nortearam todo o trabalho: como utilizar os 8 R’s da sustentabilidade na formação da criança? O que fazer com os resíduos (lixo) que podem ser reciclados e reutilizáveis? De que forma podemos resgatar brinquedos, jogos e brincadeiras utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis? Desse modo, traçou-se alguns objetivos como: conhecer os 8 R’s da sustentabilidade, refletindo sobre nossas ações acerca do meio ambiente, despertando a consciência de que é possível viver em harmonia com a natureza, utilizando e preservando os recursos naturais, por meio de ações sustentáveis; contribuir para a construção de uma brinquedoteca na escola a partir da construção de brinquedos e jogos com materiais recicláveis e reutilizáveis, desenvolvendo habilidades e competências que buscam a conscientização da preservação e valorização cultural, resgatando brincadeiras que fizeram parte da infância em outros momentos da história local; apresentar toda a produção do conhecimento científico produzido durante o trabalho desenvolvido pelo projeto na Feira de Ciências da escola. Como fundamentação teórica foram utilizados a BNCC (2017); Boff (1993); Cascino (2000); Morin (2000); Travassos (2006); entre outros. Alguns dos resultados foram a de produção de panfletos digitais com os 8 R’s da sustentabilidade, construção da brinquedoteca sustentável, realização da Feira de Ciências da escola com os conhecimentos construídos acerca da sustentabilidade.O presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública localizada na cidade de Marcel" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5658_TB4281_15062023084450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO" "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97856 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4281 "inscrito_id" => 5658 "titulo" => "BRINCANDO COM OS 8 R’S DA SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "O presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública localizada na cidade de Marcelino Vieira/RN, com a temática “Brincando com os 8 R’s da Sustentabilidade”. O referido projeto, partiu da problemática de algumas questões levantadas em planejamento participativo na escola, configurando-se nos problemas que nortearam todo o trabalho: como utilizar os 8 R’s da sustentabilidade na formação da criança? O que fazer com os resíduos (lixo) que podem ser reciclados e reutilizáveis? De que forma podemos resgatar brinquedos, jogos e brincadeiras utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis? Desse modo, traçou-se alguns objetivos como: conhecer os 8 R’s da sustentabilidade, refletindo sobre nossas ações acerca do meio ambiente, despertando a consciência de que é possível viver em harmonia com a natureza, utilizando e preservando os recursos naturais, por meio de ações sustentáveis; contribuir para a construção de uma brinquedoteca na escola a partir da construção de brinquedos e jogos com materiais recicláveis e reutilizáveis, desenvolvendo habilidades e competências que buscam a conscientização da preservação e valorização cultural, resgatando brincadeiras que fizeram parte da infância em outros momentos da história local; apresentar toda a produção do conhecimento científico produzido durante o trabalho desenvolvido pelo projeto na Feira de Ciências da escola. Como fundamentação teórica foram utilizados a BNCC (2017); Boff (1993); Cascino (2000); Morin (2000); Travassos (2006); entre outros. Alguns dos resultados foram a de produção de panfletos digitais com os 8 R’s da sustentabilidade, construção da brinquedoteca sustentável, realização da Feira de Ciências da escola com os conhecimentos construídos acerca da sustentabilidade.O presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública localizada na cidade de Marcel" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5658_TB4281_15062023084450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO" "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública localizada na cidade de Marcelino Vieira/RN, com a temática “Brincando com os 8 R’s da Sustentabilidade”. O referido projeto, partiu da problemática de algumas questões levantadas em planejamento participativo na escola, configurando-se nos problemas que nortearam todo o trabalho: como utilizar os 8 R’s da sustentabilidade na formação da criança? O que fazer com os resíduos (lixo) que podem ser reciclados e reutilizáveis? De que forma podemos resgatar brinquedos, jogos e brincadeiras utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis? Desse modo, traçou-se alguns objetivos como: conhecer os 8 R’s da sustentabilidade, refletindo sobre nossas ações acerca do meio ambiente, despertando a consciência de que é possível viver em harmonia com a natureza, utilizando e preservando os recursos naturais, por meio de ações sustentáveis; contribuir para a construção de uma brinquedoteca na escola a partir da construção de brinquedos e jogos com materiais recicláveis e reutilizáveis, desenvolvendo habilidades e competências que buscam a conscientização da preservação e valorização cultural, resgatando brincadeiras que fizeram parte da infância em outros momentos da história local; apresentar toda a produção do conhecimento científico produzido durante o trabalho desenvolvido pelo projeto na Feira de Ciências da escola. Como fundamentação teórica foram utilizados a BNCC (2017); Boff (1993); Cascino (2000); Morin (2000); Travassos (2006); entre outros. Alguns dos resultados foram a de produção de panfletos digitais com os 8 R’s da sustentabilidade, construção da brinquedoteca sustentável, realização da Feira de Ciências da escola com os conhecimentos construídos acerca da sustentabilidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.