RESTIER, Elenise Barbosa Silva et al.. Gol de letrinhas: letramento e protagonismos. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94775>. Acesso em: 23/12/2024 00:14
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Gol de Letrinhas, coletânea produzida anualmente na Oficina de Letramento do Programa Dois Toques, da Fundação Gol de Letra, no Caju, Rio de Janeiro, cujos autores são crianças e adolescentes atendidos pela mesma. A Oficina de Letramento da Fundação Gol de Letra possui o entendimento de que a alfabetização e o letramento não podem ser pensados separadamente no processo de domínio da língua escrita, na inserção de crianças e adolescentes no universo letrado. Mesmo reconhecendo que são conceitos com suas particularidades, para nós precisam ser desenvolvidos de forma integrada – perspectiva essa consolidada em pensadores como Paulo Freire, Magda Soares e Emília Ferrero. Separar essas duas dimensões é empobrecer as construções de leituras do mundo por meio da língua escrita. O uso da língua escrita como via para expor ideias e sentimentos também se torna outra dimensão fundamental nos processos de ensino-aprendizagem. Logo, além de uma publicação que resulta de práticas pedagógicas de alfabetização em contexto de letramento, o Gol de Letrinhas é um espaço de fala/expressão para crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Gol de Letra no território do Caju. Chegando a sua 15ª edição, sua construção se baseia na dialogicidade, sendo elaborado em trabalho com muitas mãos. Em síntese, essa coletânea passa por três momentos: a definição do tema norteador pela instituição; os estudos, reflexões e debates sobre o tema com as turmas; e, por fim, o processo de escrita e criação das ilustrações. Caracterizada por ser uma produção literária muito plural devido à participação de diferentes sujeitos, com suas reflexões e sensibilidades em experiências comuns, essa produção é um lugar de expressão escrita de pensamentos e sentimentos, onde educandas e educandos da Fundação Gol de Letra encontram liberdade e protagonismo literário.