Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CONTOS REALISTAS DE MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98680
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5316
    "inscrito_id" => 20406
    "titulo" => "OS CONTOS REALISTAS DE MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA."
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um projeto, o qual leva para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio os contos realistas de Machado de Assis, e também ressalta a vida e principais obras desse escritor do final do século XIX. Mostra também a análise dos aspectos da historicidade, linguagem e temáticas recorrentes presentes nos contos machadianos assim como incentiva a leitura literária e a produção de textos a partir do conhecimento desses contos. Para isso, foram escolhidos os “Contos da Meia-Noite” para serem apresentados aos alunos do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da rede estadual de Parintins-AM: Escola Estadual “Tomaszinho Meirelles” e Escola Estadual “Dom Gino Malvestio”. Estas escolas atendem cerca de 1.200 (mil e duzentos) alunos, das quais foram escolhidas duas turmas da série pretendida para o desenvolvimento das atividades do projeto. Cada turma de 2º ano tem cerca de 50 (cinquenta) alunos matriculados, perfazendo um total de 200 alunos. A metodologia utilizada inicia com a apresentação dos contos e do escritor aos estudantes pretendidos. Em seguida, foi feita leitura dos contos escolhidos, discussão em grupo das temáticas identificadas, análise da linguagem utilizada pelo autor e produção de novos contos. Foi realizada leitura e fichamento de obras que reforçaram o embasamento teórico e auxiliaram as bolsistas no desenvolvimento das atividades previstas, teóricos como Guimarães; Batista (2012); Terra (2014; 2018); Cosson (2014; 2017; 2021); Solé (1998); BNCC (2018); e outros, os quais contribuíram de forma efetiva para a construção desse arcabouço teórico tão necessário para a formação dos futuros professores e em qualquer projeto a ser oferecido em escolas públicas. Os resultados ressaltam a importância da leitura e produção de textos literários no contexto dos estudantes do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20406_TB5316_19062023234952.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYANE TEIXEIRA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "TAYANE MIRANDA"
    "autor_email" => "tayane29miranda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98680
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5316
    "inscrito_id" => 20406
    "titulo" => "OS CONTOS REALISTAS DE MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA."
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um projeto, o qual leva para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio os contos realistas de Machado de Assis, e também ressalta a vida e principais obras desse escritor do final do século XIX. Mostra também a análise dos aspectos da historicidade, linguagem e temáticas recorrentes presentes nos contos machadianos assim como incentiva a leitura literária e a produção de textos a partir do conhecimento desses contos. Para isso, foram escolhidos os “Contos da Meia-Noite” para serem apresentados aos alunos do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da rede estadual de Parintins-AM: Escola Estadual “Tomaszinho Meirelles” e Escola Estadual “Dom Gino Malvestio”. Estas escolas atendem cerca de 1.200 (mil e duzentos) alunos, das quais foram escolhidas duas turmas da série pretendida para o desenvolvimento das atividades do projeto. Cada turma de 2º ano tem cerca de 50 (cinquenta) alunos matriculados, perfazendo um total de 200 alunos. A metodologia utilizada inicia com a apresentação dos contos e do escritor aos estudantes pretendidos. Em seguida, foi feita leitura dos contos escolhidos, discussão em grupo das temáticas identificadas, análise da linguagem utilizada pelo autor e produção de novos contos. Foi realizada leitura e fichamento de obras que reforçaram o embasamento teórico e auxiliaram as bolsistas no desenvolvimento das atividades previstas, teóricos como Guimarães; Batista (2012); Terra (2014; 2018); Cosson (2014; 2017; 2021); Solé (1998); BNCC (2018); e outros, os quais contribuíram de forma efetiva para a construção desse arcabouço teórico tão necessário para a formação dos futuros professores e em qualquer projeto a ser oferecido em escolas públicas. Os resultados ressaltam a importância da leitura e produção de textos literários no contexto dos estudantes do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20406_TB5316_19062023234952.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYANE TEIXEIRA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "TAYANE MIRANDA"
    "autor_email" => "tayane29miranda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um projeto, o qual leva para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio os contos realistas de Machado de Assis, e também ressalta a vida e principais obras desse escritor do final do século XIX. Mostra também a análise dos aspectos da historicidade, linguagem e temáticas recorrentes presentes nos contos machadianos assim como incentiva a leitura literária e a produção de textos a partir do conhecimento desses contos. Para isso, foram escolhidos os “Contos da Meia-Noite” para serem apresentados aos alunos do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da rede estadual de Parintins-AM: Escola Estadual “Tomaszinho Meirelles” e Escola Estadual “Dom Gino Malvestio”. Estas escolas atendem cerca de 1.200 (mil e duzentos) alunos, das quais foram escolhidas duas turmas da série pretendida para o desenvolvimento das atividades do projeto. Cada turma de 2º ano tem cerca de 50 (cinquenta) alunos matriculados, perfazendo um total de 200 alunos. A metodologia utilizada inicia com a apresentação dos contos e do escritor aos estudantes pretendidos. Em seguida, foi feita leitura dos contos escolhidos, discussão em grupo das temáticas identificadas, análise da linguagem utilizada pelo autor e produção de novos contos. Foi realizada leitura e fichamento de obras que reforçaram o embasamento teórico e auxiliaram as bolsistas no desenvolvimento das atividades previstas, teóricos como Guimarães; Batista (2012); Terra (2014; 2018); Cosson (2014; 2017; 2021); Solé (1998); BNCC (2018); e outros, os quais contribuíram de forma efetiva para a construção desse arcabouço teórico tão necessário para a formação dos futuros professores e em qualquer projeto a ser oferecido em escolas públicas. Os resultados ressaltam a importância da leitura e produção de textos literários no contexto dos estudantes do Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.