OS CONTOS REALISTAS DE MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98680 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5316 "inscrito_id" => 20406 "titulo" => "OS CONTOS REALISTAS DE MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA." "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um projeto, o qual leva para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio os contos realistas de Machado de Assis, e também ressalta a vida e principais obras desse escritor do final do século XIX. Mostra também a análise dos aspectos da historicidade, linguagem e temáticas recorrentes presentes nos contos machadianos assim como incentiva a leitura literária e a produção de textos a partir do conhecimento desses contos. Para isso, foram escolhidos os “Contos da Meia-Noite” para serem apresentados aos alunos do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da rede estadual de Parintins-AM: Escola Estadual “Tomaszinho Meirelles” e Escola Estadual “Dom Gino Malvestio”. Estas escolas atendem cerca de 1.200 (mil e duzentos) alunos, das quais foram escolhidas duas turmas da série pretendida para o desenvolvimento das atividades do projeto. Cada turma de 2º ano tem cerca de 50 (cinquenta) alunos matriculados, perfazendo um total de 200 alunos. A metodologia utilizada inicia com a apresentação dos contos e do escritor aos estudantes pretendidos. Em seguida, foi feita leitura dos contos escolhidos, discussão em grupo das temáticas identificadas, análise da linguagem utilizada pelo autor e produção de novos contos. Foi realizada leitura e fichamento de obras que reforçaram o embasamento teórico e auxiliaram as bolsistas no desenvolvimento das atividades previstas, teóricos como Guimarães; Batista (2012); Terra (2014; 2018); Cosson (2014; 2017; 2021); Solé (1998); BNCC (2018); e outros, os quais contribuíram de forma efetiva para a construção desse arcabouço teórico tão necessário para a formação dos futuros professores e em qualquer projeto a ser oferecido em escolas públicas. Os resultados ressaltam a importância da leitura e produção de textos literários no contexto dos estudantes do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20406_TB5316_19062023234952.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYANE TEIXEIRA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "TAYANE MIRANDA" "autor_email" => "tayane29miranda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98680 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5316 "inscrito_id" => 20406 "titulo" => "OS CONTOS REALISTAS DE MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA." "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um projeto, o qual leva para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio os contos realistas de Machado de Assis, e também ressalta a vida e principais obras desse escritor do final do século XIX. Mostra também a análise dos aspectos da historicidade, linguagem e temáticas recorrentes presentes nos contos machadianos assim como incentiva a leitura literária e a produção de textos a partir do conhecimento desses contos. Para isso, foram escolhidos os “Contos da Meia-Noite” para serem apresentados aos alunos do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da rede estadual de Parintins-AM: Escola Estadual “Tomaszinho Meirelles” e Escola Estadual “Dom Gino Malvestio”. Estas escolas atendem cerca de 1.200 (mil e duzentos) alunos, das quais foram escolhidas duas turmas da série pretendida para o desenvolvimento das atividades do projeto. Cada turma de 2º ano tem cerca de 50 (cinquenta) alunos matriculados, perfazendo um total de 200 alunos. A metodologia utilizada inicia com a apresentação dos contos e do escritor aos estudantes pretendidos. Em seguida, foi feita leitura dos contos escolhidos, discussão em grupo das temáticas identificadas, análise da linguagem utilizada pelo autor e produção de novos contos. Foi realizada leitura e fichamento de obras que reforçaram o embasamento teórico e auxiliaram as bolsistas no desenvolvimento das atividades previstas, teóricos como Guimarães; Batista (2012); Terra (2014; 2018); Cosson (2014; 2017; 2021); Solé (1998); BNCC (2018); e outros, os quais contribuíram de forma efetiva para a construção desse arcabouço teórico tão necessário para a formação dos futuros professores e em qualquer projeto a ser oferecido em escolas públicas. Os resultados ressaltam a importância da leitura e produção de textos literários no contexto dos estudantes do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20406_TB5316_19062023234952.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYANE TEIXEIRA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "TAYANE MIRANDA" "autor_email" => "tayane29miranda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }