Que sujeitos queremos e precisamos formar? É preciso sair do discurso pronto e alinhar a fala com ações práticas que oportunizem uma educação reflexiva e norteadora para a sustentabilidade. O ensino de ciências de modo geral, e de Física em específico, deve ser pautado pela busca do Letramento Científico (LC) que, dentre outras frentes, deve criar condições de compreensão nos sujeitos, para que possam operar de forma consciente como consumidores na sociedade científico tecnológica. Mas, como promover isto na sala de aula? Nesse contexto entra em cena o Ensino por Investigação, uma abordagem de ensino que garante a problematização, a investigação, a análise de resultados e a avaliação reflexiva sobre a realidade. No Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docências (PIBID) os futuros docentes de Física desenvolveram uma sequência de aulas, para uma turma de 2º ano da escola ECI Itan Pereira-PB, sob o enfoque investigativo, discutindo o tema sustentabilidade e os conhecimentos científicos envolvidos na construção de um fogão solar. Foram planejadas seis aulas, que envolvem processos de problematização (aula 1: sustentabilidade e questões problematizadoras), investigação (aula 2, 3, 4 e 5: chuva de ideias, experimentação, conceituação e construção do fogão solar), sistematização do conhecimento e avaliação (aula 6: sintetização, argumentação e avaliação). A vivência da proposta proporciona aos envolvidos reflexões e ações voltadas para o desenvolvimento do LC e da sustentabilidade, fomentando assim aproximações à cultura científica.