As aulas experimentais são um recurso metodológico importante para auxiliar o ensino e aprendizagem de Biologia, especialmente em conteúdos abstratos como Biologia Celular. Logo, aulas práticas fazendo uso de técnicas de microscopia surgem como aliadas para despertar a curiosidade e o interesse dos discentes. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um manual de aulas práticas sobre Biologia Celular, especificamente abordando células eucarióticas vegetais. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização de aulas experimentais no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Celular, bem como foi realizado um levantamento de roteiros de aulas práticas já disponíveis na literatura. Após a seleção de todos os procedimentos realizou-se os ensaios experimentais para analisar e adequar os roteiros à condição mais favorável em laboratório do IFRN. A última etapa foi a diagramação do manual realizada utilizando-se o Canva. Pode-se então desenvolver um manual de aulas práticas, contendo 13 roteiros de aulas experimentais sobre células vegetais. Cada roteiro contendo informações acerca dos objetivos da prática, materiais e procedimentos de cada experimento, bem como registros fotográficos de todas as imagens microscópicas obtidas. O desenvolvimento desse recurso didático servirá como facilitador para o planejamento de aulas práticas por parte dos docentes, além de auxiliar no engajamento e na autonomia dos discentes nas aulas de Biologia, tornando-as mais atraentes, prazerosas e de fácil compreensão.