As problemáticas socioambientais e os temas que afligem a sociedade atual não estão longe da realidade diária das escolas espalhadas pelo país. E é impossível que diante de tantos avanços tecnológicos, a escola não venha a se tornar um espaço reservado para o debate e troca de ideias sobre temas diversos com base nos conteúdos científicos vivenciados em sala de aula. Construir mecanismos que ofereçam ao aluno em formação a capacidade de lidar com essas situações, tendo como base os conteúdos curriculares da química desenvolvidos na escola, sempre representou um grande obstáculo para os professores da educação básica. Já que em grande parte delas percebemos a predominância do modelo tradicional de ensino e aprendizagem baseado no conceito de modelo bancário combatido por Paulo Freire e reproduzido de maneira mecânica nos cursos de formação de professores pelo país. Como alternativa a esse modelo, temos alguns tipos de abordagens como a CTS que tenta diminuir a distância entre os conteúdos discutidos em sala de aula e a realidade cotidiana dos alunos no convívio em sociedade. O presente trabalho teve como objetivo conscientizar alunos de uma escola de ensino médio acerca do impacto ambiental causado pela construção de um aterro sanitário no município em que está inserida, tendo sido organizado para este propósito a elaboração de uma sequência de aulas com base nos pressupostos da educação CTS e Alfabetização científica. Mobilizando conceitos químicos para que os alunos pudessem compreender a problemática vivida pela comunidade e responder aos questionamentos de maneira organizada e objetivando relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula com os temas atuais envolvidos.