A pesquisa visa esclarecer um relato de Estágio Obrigatório Supervisionado, de dois estudantes da graduação, na modalidade de licenciatura, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, que realizaram o estágio obrigatório ao ensino médio. Discorreram sobre os parâmetros de alinhamento entre as duas visões de ensino básico do estado; entre elas, uma visão na escola estadual na capital do estado, e outra da região metropolitana. Nesse sentido, foi-se tentado desenvolver uma pesquisa qualitativa documental, que trouxesse uma reflexão no leitor acerca das políticas públicas de realização da nova lei que não é condizente com a pluralidade de diversidades do ensino básico dentro do espaço regional. A análise foi realizada para que os resultados expusessem como é necessário e agravante que antes de uma nova alteração nas leis educacionais, haja um levantamento estatístico das estruturas, finalidades e práticas que envolverão os estudantes do segmento. Nos resultados e discussão desta verificação, foi possível obter a análise concreta do parâmetro de estrutura e ensino dos locais, mesmo com a quantidade de alunos parecidas nas duas instituições e as duas sendo públicas.