Discutir sobre acessibilidade atitudinal é, sobretudo, rabiscar possibilidades, compreender e valorizar as diferenças, as potencialidades de cada corpo, de cada sujeito/a, de cada modo de ser e estar no mundo. Partindo deste entendimento, este projeto tem como objetivo discutir as barreiras atitudinais relacionadas ao uso da linguagem capacitista e suas implicações na vida de pessoas com deficiências, visando a construção de um material (in)formativo, em formato de guia digital, elaborado em parceria com a Coordenação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CAPNE) do IFBA, campus Jacobina. Este projeto está ancorado nas principais legislações vigentes, como a Lei Brasileira de Inclusão (2015), Política de Inclusão do IFBA (2017) e Diretrizes Nacionais para a Educação Especial (2001), entre outras, e visa preencher uma lacuna observada durante a busca por produções equivalentes nas plataformas da Capes, da Scielo Brasil e do próprio IFBA. O trabalho será desenvolvido em uma perspectiva qualitativa, cujos dados serão coletados por meio de questionário direcionado à comunidade acadêmica, com e sem deficiências do IFBA campus Jacobina. Pretendemos, como produto final, construir um guia anticapacitista, com linguagem acessível, inclusiva e educativa, para ser divulgado, inicialmente em formato digital, no campus e fora dele, alcançando também comunidade externa do instituto.