Inúmeras são as variáveis a serem consideradas acerca dos motivos pelos quais os jovens em idade escolar abandonam seus estudos, dentre elas pode-se citar a entrada precoce no mercado de trabalho, gravidez na adolescência entre outras questões. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem o propósito de acolher jovens e adultos que não conseguiram concluir sua etapa acadêmica na idade própria ou adequada e, na modalidade, regressam em busca do direito à aprendizagem. O presente trabalho se propõe a identificar como as questões sociais, econômicas e, sobretudo, culturais, influenciam na permanência de jovens na faixa etária de 20 a 24 anos na EJA das escolas da região do Maciço de Baturité-CE. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, em que as discussões passam pelos dados estatísticos nos anos 2018 a 2022 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos registros coletados nos relatórios de estágios supervisionados na EJA, do curso de Pedagogia, da UNILAB. A análise do conteúdo (Laurence Bardin) trabalha em diálogo com a fundamentação em Paulo Carrano, Regina Novaes, Marília Spósito, Paulo Freire entre outros. Esperamos que os atravessamentos da análise acerca da Educação de Jovens e Adultos com as questões de gênero, racismo, religiosidades, ancestralidades possam contribuir para a revisão de currículos descolonizadores, principalmente, para a emancipação social e formação humana do sujeito da EJA.