Durante a vida escolar, os estudantes adquirem uma miríade de conhecimentos sobre ciências da natureza. A utilização de práticas de análise de seres e de estruturas microscópicas configura como uma ferramenta enriquecedora no processo de aprendizagem de muitos tópicos de biologia e de ciências no ensino fundamental e no ensino médio. No entanto, muitas instituições de educação básica carecem de ambientes tecnológicos e equipamentos adequados para a execução de experimentos. As mídias digitais, como os aplicativos para aparelhos celulares, são de fácil aceitação entre crianças e adolescentes, tais ferramentas podem ser adotadas em sala de aula para fomentar os processos de ensino-aprendizagem de ciências e biologia, constituindo um aliado interessante para o ensino teórico tradicional. O objetivo deste trabalho foi elaborar um laboratório virtual na forma de um aplicativo de simulação de aulas experimentais de microscopia, que permite com que professores e alunos vivenciem momentos de experimentações e observação no ambiente formal da sala de aula. O laboratório virtual foi elaborado através dos programas Unity e Photoshop e conta com um design semelhante a um laboratório incluindo bancadas, reagentes, soluções, amostras e equipamentos. Dentro da plataforma, o usuário pode manipular os elementos do cenário, seguindo um protocolo específico até alcançar o resultado final. O aplicativo desenvolvido conta hoje com três experimentos de visualização final em microscópio e com conteúdos voltados para a área de biologia como citologia e genética molecular.