As relações humanas são construídas a partir de sentimentos e, em especial na educação, as relações construídas entre professor e estudante não podem ser diferentes, ambos precisam estar verdadeiramente envolvidos e comprometidos para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz e significativa. A afetividade é vista como ferramenta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem, e os vínculos afetivos atuam como instrumentos que permitirão uma aprendizagem significativa do estudante, fortalecendo o processo de aquisição do conhecimento. A pesquisa tem como principal objetivo analisar a importância da afetividade na prática docente como fator pertencente ao desenvolvimento humano, estudando a sua importância e suas contribuições para a aprendizagem e para a formação do sujeito, trazendo uma reflexão sobre o papel do professor em sala de aula para desenvolver um ambiente harmônico, afim de, tornar esse processo mais prazeroso e eficiente, mediado através da afetividade e influenciando diretamente o desenvolvimento cognitivo. Os passos metodológicos para o levantamento desta pesquisa desenvolveram-se através de uma abordagem de cunho qualitativo, por meio de referência bibliográfica, baseando-se em livros, artigos científicos e trabalhos monográficos. Os resultados foram obtidos através de uma análise da importância da afetividade como ferramenta propulsora da aprendizagem significativa diante das práticas docentes, no qual o professor não deve ser apenas a ponte para o conhecimento. Logo, deve considerar os conhecimentos prévios do educando. É de suma importância ter a afetividade como a principal ferramenta em suas práticas para que o processo de aprendizagem ocorra de maneira satisfatória, visto que o afeto contribui de forma positiva no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento cognitivo.