Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

“DISCURSOS DE ESTUDANTES DO PIBID SOBRE A DOCÊNCIA EM FÍSICA E SUAS RELAÇÕES COM QUESTÕES DE GÊNERO"

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Nos últimos anos, no campo educacional, percebemos um investimento nos estudos em torno da “equidade de gêneros”. Porém, quando trazemos essa discussão para o campo das ciências exatas, em especial da Física, poucos registros são encontrados na literatura. Estes fatos ressaltam a necessidade de pesquisas que aprofundem o conhecimento sobre esta questão. Neste trabalho tivemos como objetivo conhecer os discursos de estudantes de licenciatura em física sobre a docência e analisar suas inter-relações com questões de gênero. O corpus foi constituído por transcrições de entrevistas do tipo semiestruturada, com 10 estudantes do Programa de Iniciação a Docência – PIBID, de um curso de Licenciatura em Física. A análise de dados desenvolvida teve caráter exploratório e descritivo. Segundo Gil (1999) a pesquisa exploratória é desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma visão geral e aproximativa do fenômeno estudado. Durante a pesquisa desenvolvemos diálogos iniciais com a teoria do discurso de Laclau e Mouffe (2001). Como resultado da análise podemos constatar que apesar do crescente número de profissionais mulheres na educação básica, a docência em física ainda é vista como um campo de atuação masculina, onde persistem preconceitos e práticas associadas às relações de dominação de gênero masculino.

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