Reflete-se acerca da Educação Profissional, enfocando na dualidade do ensino e contradições que permearam seu contexto, de modo a contextualizar as discussões propostas nesse artigo, identificando aspectos da temática de Gestão Democrática no âmbito escolar. O presente artigo objetiva investigar no Plano Nacional de Educação (2014 a 2024), com ênfase na educação profissional – EP, os aspectos que condizem com uma gestão democrática - GD. Para desenvolver a presente pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizado levantamento bibliográfico/conceitual da EP e GD para realização das discussões. Para tanto, realizou-se análise do PNE, consistindo na leitura integral e análise detalhada das metas 11 e 19, bem como suas estratégias, face tratarem sobre as temáticas estudadas, a fim de compreender o contexto da EP e aspectos condizentes com a GD refletindo sobre sua aplicabilidade nos próximos 10 (dez) anos. A partir dessa investigação, pode-se inferir que o governo, no que tange a EP, prioriza políticas educacionais marcadas por aspectos antagônicos: trabalho manual/intelectual; público/privado; responsabilização/desresponsabilização; e mercado/mundo do trabalho. O PNE em alguns aspectos se mostra desafiador, especialmente, quando prevê o desenvolvimento da autonomia e participação civil e com controle social da educação, entretanto, sua aplicabilidade não garante a superação da questão basal da dualidade da EP, mas aponta para uma perspectiva diferenciada, desde que haja engajamento da sociedade civil, na criação e implementação das políticas públicas da educação.