LIMA, Luciana Rocha De et al.. Brincando e aprendendo com hortifruti. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8566>. Acesso em: 05/11/2024 12:16
O Projeto Brincando e Aprendendo com Hortifruti versa sobre incentivar as crianças da Creche Alexandrina Ferreira de Araújo do município de Aparecida PB a adquirem hábitos alimentares saudáveis de forma lúdica utilizando frutas, verduras e hortaliças. Proporcionar um ambiente favorável à vivência de brincadeiras, saberes e sabores, favorece a construção de uma relação saudável da criança, com o alimento e se faz refletir sobre sua relação com a saúde e a qualidade de vida. Nosso trabalho, objetiva compreender brincando e aprendendo o valor de uma boa alimentação, dando ênfase as frutas, verduras e hortaliças. Para tanto foram traçados alguns objetivos específicos: entender a importância da higienização dos alimentos; tornar o horário das refeições mais prazerosa e divertida; identificar as preferencias alimentares das crianças. Para a realização deste projeto contamos com atividades como: palestra, avaliação nutricional, histórias, dramatizações, poesias, jogos, brincadeiras, roda de conversa, vídeos, oficina de culinária, degustação das frutas, registro dos alimentos mais consumidos na família. Podemos verificar os resultados do Projeto em pouco tempo, mesmo em andamento os dados apontam que a parceria entre alunos, escola e família é imprescindível para que haja uma verdadeira reeducação alimentar, pois em conjunto, o sucesso da educação alimentar chega mais rapidamente e isso poderá se efetivar. Em fim, escola e famílias devem cooperar no sentido de uma educação para uma boa alimentação saudável e o incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras in natura. E assim, colaboramos para um rendimento escolar mais eficiente e o incentivo a uma boa alimentação.