FENÔMENO RELIGIOSO: AS(DES)CONSTRUÇÕES HUMANAS E A PERSUASÃO “EDUCATIVA” DO DISCURSO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8792 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1850 "inscrito_id" => 5213 "titulo" => "FENÔMENO RELIGIOSO: AS(DES)CONSTRUÇÕES HUMANAS E A PERSUASÃO “EDUCATIVA” DO DISCURSO" "resumo" => "O Fenômeno Religioso objeto deste estudo, é um patrimônio cultural de todos os povos e portanto, deveria ser também matéria de estudo e pesquisa. Conscientes que o fenômeno religioso é um dos quatro pilares da cultura humana e que as instituiçoes escolares passam aos educandos o conhecimento dos outros três: a Filosofia, a Arte e a Ciência, o Projeto A Formação Docente Frente à Diversidade: Escolarização dos Ciganos como Espaço de Construção de Cidadania vem desenvolvendo reflexões e práticas pedagógicas e psicopedagógicas na Comunidade Cigana de Sousa visando resgatar as identidades pessoais, e coletivas desse povo por meio do diálogo e de ações educativas combatendo a discriminação presente no contexto social dessa comunidade. Muitos ciganos tentam se desvencilhar dessa identidade, a exemplo dos discursos religiosos presentes nas religiões ocidentais acerca da cultura cigana. Para conhecermos melhor as expressões religiosas na comunidade, desde 2009 realizamos visitas onde desenvolvemos pesquisas documental, descritiva e exploratória com atividades, entrevistas e aplicação de questionários coletando dados quantitativos e qualitativos que fornecem informações relevantes das práticas e discursos presentes nas expressões religiosas praticadas pelos ciganos de Sousa. No início do Projeto em 2009 identificamos que os ciganos eram caracteristicamente Católicos. A partir de 2011, nota-se a presença de outras denominações religiosas como Testemunhas de Jeová, Assembléia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja Batista. Entre os ciganos que praticam essas religiões de outras origens, identificamos a desconstrução dos seus costumes culturais e tradições orais. O discurso imposto por essas matrizes religiosas, mesmo sendo minoria, aparece pela via da imposição contra a religiosidade católica, ainda predominante na comunidade, única religião que ainda consegue manter um diálogo inter-religioso por meio do símbolo da imagem de Santa Sara Kali respeitada por todos os ciganos, principalmente pelas mulheres ciganas por verem na Santa Sara Kali a esperança de engravidarem, serem férteis e terem um bom parto. Esta Santa é venerada pelos ciganos, como protetora da vida e da maternidade. Toda análise e estudo realizado sobre o Fenômeno Religioso dos ciganos nos apontam a necessidade de colocarmos em foco a formação ética das novas gerações, a fim de que contribuam para a existência de cidadãos que assumam sua dignidade e identidade humana e que garantam igualdades de direitos e recusem qualquer tipo de discriminação presente nos discursos instituídos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "CIGANOS, FENÔMENO RELIGIOSO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_08_54_32_idinscrito_5213_9763817b0b03e7abcce65a577ccd015c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISRAEL DIAS DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "ISRAEL FILHO" "autor_email" => "israel_psicopedagogo@outl" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8792 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1850 "inscrito_id" => 5213 "titulo" => "FENÔMENO RELIGIOSO: AS(DES)CONSTRUÇÕES HUMANAS E A PERSUASÃO “EDUCATIVA” DO DISCURSO" "resumo" => "O Fenômeno Religioso objeto deste estudo, é um patrimônio cultural de todos os povos e portanto, deveria ser também matéria de estudo e pesquisa. Conscientes que o fenômeno religioso é um dos quatro pilares da cultura humana e que as instituiçoes escolares passam aos educandos o conhecimento dos outros três: a Filosofia, a Arte e a Ciência, o Projeto A Formação Docente Frente à Diversidade: Escolarização dos Ciganos como Espaço de Construção de Cidadania vem desenvolvendo reflexões e práticas pedagógicas e psicopedagógicas na Comunidade Cigana de Sousa visando resgatar as identidades pessoais, e coletivas desse povo por meio do diálogo e de ações educativas combatendo a discriminação presente no contexto social dessa comunidade. Muitos ciganos tentam se desvencilhar dessa identidade, a exemplo dos discursos religiosos presentes nas religiões ocidentais acerca da cultura cigana. Para conhecermos melhor as expressões religiosas na comunidade, desde 2009 realizamos visitas onde desenvolvemos pesquisas documental, descritiva e exploratória com atividades, entrevistas e aplicação de questionários coletando dados quantitativos e qualitativos que fornecem informações relevantes das práticas e discursos presentes nas expressões religiosas praticadas pelos ciganos de Sousa. No início do Projeto em 2009 identificamos que os ciganos eram caracteristicamente Católicos. A partir de 2011, nota-se a presença de outras denominações religiosas como Testemunhas de Jeová, Assembléia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja Batista. Entre os ciganos que praticam essas religiões de outras origens, identificamos a desconstrução dos seus costumes culturais e tradições orais. O discurso imposto por essas matrizes religiosas, mesmo sendo minoria, aparece pela via da imposição contra a religiosidade católica, ainda predominante na comunidade, única religião que ainda consegue manter um diálogo inter-religioso por meio do símbolo da imagem de Santa Sara Kali respeitada por todos os ciganos, principalmente pelas mulheres ciganas por verem na Santa Sara Kali a esperança de engravidarem, serem férteis e terem um bom parto. Esta Santa é venerada pelos ciganos, como protetora da vida e da maternidade. Toda análise e estudo realizado sobre o Fenômeno Religioso dos ciganos nos apontam a necessidade de colocarmos em foco a formação ética das novas gerações, a fim de que contribuam para a existência de cidadãos que assumam sua dignidade e identidade humana e que garantam igualdades de direitos e recusem qualquer tipo de discriminação presente nos discursos instituídos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "CIGANOS, FENÔMENO RELIGIOSO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_08_54_32_idinscrito_5213_9763817b0b03e7abcce65a577ccd015c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISRAEL DIAS DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "ISRAEL FILHO" "autor_email" => "israel_psicopedagogo@outl" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }