Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O COMPONENTE BIOLOGIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO CURRÍCULO PAULISTA: ANÁLISES DE RECURSOS DOCUMENTAIS PARA O PLANEJAMENTO DE CONDIÇÕES DE ENSINO

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Referenciais curriculares oficiais orientam distintas atuações docentes. Esta pesquisa investigou em que extensão dimensões da etapa Ensino Médio na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Paulista do componente Biologia da área Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) poderiam subsidiar o planejamento de condições de ensino. A análise documental dos citados referenciais curriculares priorizou as dimensões: histórico de elaboração; fundamentos pedagógicos; estrutura geral dos organizadores curriculares; estrutura do organizador da área CNT; componentes da área CNT; definição de termos essenciais dos organizadores, tais como competência, habilidade e objeto de conhecimento; e orientações dadas aos professores quanto ao planejamento de ensino. A construção do corpo empírico de dados consistiu nas fases: Exploratória e Preparatória; Estruturação de Dados; Análise e Relatório. As evidências convergem em indicar recursos formativos insuficientes para subsidiar o planejamento de condições de ensino que se mostrem consistentes com as aprendizagens preconizadas no enunciado das habilidades.

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