Muitos aprendizes apresentam dificuldades de aprendizagem em biologia. Devemos dar atenção a tais dificuldades, considerando a importância do componente curricular para a formação cidadã. Nesse contexto, apresentamos os resultados de um estudo de caso fundamentado na Teoria da Subjetividade. Objetivamos identificar as dificuldades de aprendizagem de uma estudante do ensino médio e interpretar a configuração subjetiva da sua ação de aprender biologia. Utilizamos instrumentos de autoavaliação, complemento de frases, observação, dinâmicas conversacionais e análise documental dos boletins escolares. A participante apresentou dificuldades para contextualizar o conteúdo com aspectos do seu dia-a-dia, associava a aprendizagem da disciplina à memorização e não compreendia conceitos básicos. Sentia-se desmotivada para estudar biologia desde o ensino fundamental, apesar de tirar boas notas durante o ensino médio. Os resultados chamam a atenção para a necessidade de avaliações mais abrangentes e da autoavaliação para diagnosticar as dificuldades dos alunos e propor formas de ajudá-los a superá-las.