Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

E-CONEXÃO NATUREZ@ - UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO VIRTUAL-VIVENCIAL DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A pandemia do Covid 19 enfatizou uma situação crescente, relatada em algumas pesquisas, em que crianças passam até dez horas diárias nas escolas, em ambientes artificiais. O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma formação para profissionais da Educação Infantil do estado do Rio de Janeiro, por meio de um curso de extensão virtual-vivencial sobre aprendizagem infantil ao ar livre. O tipo de pesquisa é descritiva exploratória, abordagem quali-quantitativa, contexto remoto no ambiente virtual de aprendizagem de uma instituição federal, com módulos sobre o tema, uso da técnica de investigação observação-participante e coleta de dados através de diário de bordo e questionários online. Foram selecionadas 103 participantes, os dados mostram que 66% das profissionais ficam na creche durante 8 a 10 horas e 88% das crianças brincam ao ar livre durante duas horas ou menos. Os registros demostram que o curso contribuiu para promoção de vivências ao ar livre nas creches.

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