Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

HORTA PEDAGÓGICA E A ABORDAGEM STEAM: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NOS PROJETOS ESCOLARES

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O trabalho com hortas nas escolas se configura em uma estratégia pedagógica bastante utilizada na Educação Básica, principalmente, na modalidade de Educação do Campo e Quilombola. Considerando que em grande medida são desenvolvidas por meio de projetos, este estudo propõe estabelecer relação com a abordagem STEAM, acrônimo para as palavras Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), na implementação do Projeto Horta Escolar da rede Estadual de Educação de Mato Grosso. A pesquisa de caráter qualitativo possui objetivos exploratórios que se desenvolveram com levantamento bibliográfico e documental, buscando elementos conceituais em produções acadêmicas e na prática das escolas. Percebeu-se que projetos de horta, em geral, relacionam a teoria com a prática, estimula o trabalho interdisciplinar e problematiza a transdisciplinaridade, bem como, fortalece o vínculo entre escola e comunidade; com grande potencial na conexão das disciplinas científicas com aspectos tecnológicos, sociais e ambientais.

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