10 ANOS DA LEI DE COTAS: O QUE DIZEM OS ARTIGOS SOBRE O TEMA?
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92763 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 1126 "titulo" => "10 ANOS DA LEI DE COTAS: O QUE DIZEM OS ARTIGOS SOBRE O TEMA?" "resumo" => "Neste trabalho analisamos algumas produções acadêmicas sobre as cotas raciais no ensino superior brasileiro através de uma revisão da literatura. Entendemos que a política de cotas está inserida no contexto das ações afirmativas discutidas e implementadas no Brasil a partir dos anos 2000. Esse movimento de democratização do ensino superior através da inclusão de grupos minoritários nas universidades brasileiras inicia um movimento de diversidade nas instituições. Nosso foco são as cotas raciais e assim buscamos identificar na literatura artigos que trouxessem informações sobre de rendimento acadêmico entre cotistas e não cotistas, preferência dos cotistas na escolha dos cursos e como as universidades têm recebido estes discentes. Percebemos nos trabalhos analisados que não há diferenças de rendimento entre os discentes, no entanto, ressaltamos a baixa quantidade de trabalhos sobre o tema e a necessidade de políticas de permanência nas universidades." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1126_TB231_06032023104332.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MENDONÇA SANTANA" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTANA" "autor_email" => "alynedsr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92763 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 1126 "titulo" => "10 ANOS DA LEI DE COTAS: O QUE DIZEM OS ARTIGOS SOBRE O TEMA?" "resumo" => "Neste trabalho analisamos algumas produções acadêmicas sobre as cotas raciais no ensino superior brasileiro através de uma revisão da literatura. Entendemos que a política de cotas está inserida no contexto das ações afirmativas discutidas e implementadas no Brasil a partir dos anos 2000. Esse movimento de democratização do ensino superior através da inclusão de grupos minoritários nas universidades brasileiras inicia um movimento de diversidade nas instituições. Nosso foco são as cotas raciais e assim buscamos identificar na literatura artigos que trouxessem informações sobre de rendimento acadêmico entre cotistas e não cotistas, preferência dos cotistas na escolha dos cursos e como as universidades têm recebido estes discentes. Percebemos nos trabalhos analisados que não há diferenças de rendimento entre os discentes, no entanto, ressaltamos a baixa quantidade de trabalhos sobre o tema e a necessidade de políticas de permanência nas universidades." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1126_TB231_06032023104332.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MENDONÇA SANTANA" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTANA" "autor_email" => "alynedsr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }