Neste trabalho, investigamos o Projeto Pedagógico de um curso de licenciatura em ciências da natureza, a partir do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso, orientados pelas Educação Libertadora Freireana, suas transposições à área de Ensino de Ciências da Natureza (EC), bem como outras correntes crítico-transformadoras. Assim, foram focalizadas as seguintes marcas discursivas: interdisciplinaridade; tecnologias da informação e comunicação. Através de um resgate da memória discursiva e interdiscurso do documento, consideramos que as concepções acerca dos dois conceitos focalizados são heterogêneas, conflitantes, no interdiscurso da área de pesquisa em EC. Ora alinham-se com perspectivas conservadoras ou neoliberais, ora alinham-se com visões alinhadas à transformação do modelo de sociedade. Entretanto, o documento não explicita nenhuma filiação, deixando margem às duas possibilidades. Assim, consideramos que o movimento para superação das condições materiais precisa ser defendido em um posicionamento explícito neste tipo de documento, voltado à formação docente.