Neste artigo exponho alguns resultados parciais de pesquisa baseados na busca por estratégias didático-metodológicas quanto a pergunta: Como introduzir o diálogo, sem sala de aula, sobre CTS baseado na dinâmica Arte, Ciência e Tecnologia? Primeiro introduzo o tema para explicar a origem desta questão dentro do grupo de pesquisas. Após isso delimito quais são os conceitos centrais, da abordagem CTS, que permeiam o cenário teórico de fundo para a aprendizagem do tema. Apresento então, extratos retirados das séries Love, Death and Robots, Animatrix e WALL-E, que configuram, junto a teoria da abordagem CTS, resultados parciais de pesquisa bibliográfica a serem apresentados em sala de aula. Por fim considero em torno do emprego das obras de ficção em questão em sala de aula para o Ensino de Ciências, possíveis desdobramentos e obstáculos e ainda perspectivas para ou continuidade ou novas pesquisas. Visualizo que a exposição destes resultados, mesmo que parciais, possibilitam o aprimoramento do processo de pesquisa e o enfrentamento dos mesmos, por outros(as) pesquisadores(as) em suas realidades educacionais.