AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM PARA A GAMIFICAÇÃO
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93304 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 951 "inscrito_id" => 2287 "titulo" => "AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM PARA A GAMIFICAÇÃO" "resumo" => "A gamificação pode ser considerada uma estratégia que favorece o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, por isso, neste estudo objetiva-se identificar os elementos da gamificação nas teorias de aprendizagem propostas por Piaget, Ausubel, Vygotsky, Rogers, Bruner e Gagné. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em que se identificou os principais elementos da gamificação segundo Bussarelo presentes nas seis teorias de aprendizagem abordadas. Através da análise dos trabalhos estudados, pode-se compreender que as teorias de aprendizagem fornecem embasamento teórico para o desenvolvimento do método da gamificação dentro do processo de ensino, porém a aprendizagem não depende apenas da abordagem aplicada, por isso todas as faces da aprendizagem devem estar direcionadas para um mesmo objetivo, o de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2287_TB951_12032023114357.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE RODRIGUES BORGES" "autor_nome_curto" => "FABIANE" "autor_email" => "borgesfabiane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93304 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 951 "inscrito_id" => 2287 "titulo" => "AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM PARA A GAMIFICAÇÃO" "resumo" => "A gamificação pode ser considerada uma estratégia que favorece o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, por isso, neste estudo objetiva-se identificar os elementos da gamificação nas teorias de aprendizagem propostas por Piaget, Ausubel, Vygotsky, Rogers, Bruner e Gagné. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em que se identificou os principais elementos da gamificação segundo Bussarelo presentes nas seis teorias de aprendizagem abordadas. Através da análise dos trabalhos estudados, pode-se compreender que as teorias de aprendizagem fornecem embasamento teórico para o desenvolvimento do método da gamificação dentro do processo de ensino, porém a aprendizagem não depende apenas da abordagem aplicada, por isso todas as faces da aprendizagem devem estar direcionadas para um mesmo objetivo, o de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2287_TB951_12032023114357.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE RODRIGUES BORGES" "autor_nome_curto" => "FABIANE" "autor_email" => "borgesfabiane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }