No presente trabalho, temos como objetivo realizar um breve levantamento para identificar quais os impactos que a utilização do júri simulado, como estratégia de ensino, traz para o Ensino de Ciências. Utilizamos as palavras-chave: júri simulado e questões sociocientíficas. Analisamos 9 periódicos disponíveis online, com Qualis CAPES A1, A2 e B1. As categorias a posteriori foram as questões sociocientíficas e a argumentação, dentre os 7 artigos que tratavam da Formação Continuada de Professores, 6 abordavam as questões sociocientíficas e 3 a argumentação. Já em relação aos trabalhos de Formação Inicial de Professores, foram quantificados 2 artigos, em que 1 fazia uso da argumentação e também das questões sociocientíficas. Conseguimos evidenciar por meio desse levantamento bibliográfico, que o ensino de Ciências pode ser melhorado com o auxílio da estratégia júri simulado, pois, o uso de temas sociocientíficos combinados com o recurso didático aproxima a realidade dos estudantes da sala de aula.