Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA-RR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92783
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 258
    "inscrito_id" => 1399
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA-RR."
    "resumo" => "O artigo investiga os processos e instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes com os estudantes nas aulas remotas de Ciências de uma Escola Estadual de Boa Vista/RR. Teve como propósito responder a seguinte questão problema: como transcorreu o processo de avaliação das aulas remotas de Ciências em tempos de pandemia da COVID-19? A pesquisa embasou-se nos estudos de Delizoicov et al (2009), Hoffman (2010) e Luckesi (2011). Teve como metodologia a abordagem qualitativa, dissertativa e de campo, na coleta de dados utilizou-se um questionário pelo Google Forms contendo três perguntas abertas e duas fechadas, para um grupo de cinco professores da disciplina de Ciências em uma escola de Boa Vista. Os resultados apontaram que a avaliação em tempos de pandemia Covid-19 foi um momento desafiador, e ao mesmo tempo provocou uma gradativa mudança no processo educativo, que aconteceu com a utilização de ferramentas tecnológicas visando a continuidade da aprendizagem"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1399_TB258_11032023191320.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE GODOY DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jack Godoy"
    "autor_email" => "godoyjack.rr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92783
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 258
    "inscrito_id" => 1399
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA-RR."
    "resumo" => "O artigo investiga os processos e instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes com os estudantes nas aulas remotas de Ciências de uma Escola Estadual de Boa Vista/RR. Teve como propósito responder a seguinte questão problema: como transcorreu o processo de avaliação das aulas remotas de Ciências em tempos de pandemia da COVID-19? A pesquisa embasou-se nos estudos de Delizoicov et al (2009), Hoffman (2010) e Luckesi (2011). Teve como metodologia a abordagem qualitativa, dissertativa e de campo, na coleta de dados utilizou-se um questionário pelo Google Forms contendo três perguntas abertas e duas fechadas, para um grupo de cinco professores da disciplina de Ciências em uma escola de Boa Vista. Os resultados apontaram que a avaliação em tempos de pandemia Covid-19 foi um momento desafiador, e ao mesmo tempo provocou uma gradativa mudança no processo educativo, que aconteceu com a utilização de ferramentas tecnológicas visando a continuidade da aprendizagem"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1399_TB258_11032023191320.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE GODOY DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jack Godoy"
    "autor_email" => "godoyjack.rr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O artigo investiga os processos e instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes com os estudantes nas aulas remotas de Ciências de uma Escola Estadual de Boa Vista/RR. Teve como propósito responder a seguinte questão problema: como transcorreu o processo de avaliação das aulas remotas de Ciências em tempos de pandemia da COVID-19? A pesquisa embasou-se nos estudos de Delizoicov et al (2009), Hoffman (2010) e Luckesi (2011). Teve como metodologia a abordagem qualitativa, dissertativa e de campo, na coleta de dados utilizou-se um questionário pelo Google Forms contendo três perguntas abertas e duas fechadas, para um grupo de cinco professores da disciplina de Ciências em uma escola de Boa Vista. Os resultados apontaram que a avaliação em tempos de pandemia Covid-19 foi um momento desafiador, e ao mesmo tempo provocou uma gradativa mudança no processo educativo, que aconteceu com a utilização de ferramentas tecnológicas visando a continuidade da aprendizagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.