Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

EDUCAÇÃO ÉTICO-CRÍTICA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISES DE PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92837
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 943
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ÉTICO-CRÍTICA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISES DE PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "Este trabalho busca compreender as condições para realização de práticas de ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio em uma perspectiva ético-crítica. Para isso, analisaram-se 12 trabalhos localizados a partir de uma busca sistemática em revistas da área da Educação em Ciências, Educação Popular e Educação do Campo. São trabalhos sobre práticas docentes com povos do campo no Ensino Médio relacionados simultaneamente com as seguintes categorias a priori: 1) Realidade local das comunidades como objeto da prática analisada; 2) Recorte específico da área das Ciências da Natureza explicitados na prática; 3) Formas de interação durante a prática investigada. Neste artigo foi analisado apenas a primeira categoria, que resultou na emersão e discussão de subcategorias, como a) Consideração das explicações e ideais da comunidade para evidenciar a realidade local sem articulação com situações desumanizadoras, b) Abordagem de situações desumanizadoras, c) Relação com tema-gerador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID943_TB324_08032023083314.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA BOING PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda Boing P"
    "autor_email" => "eduardaboingpinheiro@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92837
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 943
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ÉTICO-CRÍTICA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISES DE PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "Este trabalho busca compreender as condições para realização de práticas de ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio em uma perspectiva ético-crítica. Para isso, analisaram-se 12 trabalhos localizados a partir de uma busca sistemática em revistas da área da Educação em Ciências, Educação Popular e Educação do Campo. São trabalhos sobre práticas docentes com povos do campo no Ensino Médio relacionados simultaneamente com as seguintes categorias a priori: 1) Realidade local das comunidades como objeto da prática analisada; 2) Recorte específico da área das Ciências da Natureza explicitados na prática; 3) Formas de interação durante a prática investigada. Neste artigo foi analisado apenas a primeira categoria, que resultou na emersão e discussão de subcategorias, como a) Consideração das explicações e ideais da comunidade para evidenciar a realidade local sem articulação com situações desumanizadoras, b) Abordagem de situações desumanizadoras, c) Relação com tema-gerador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID943_TB324_08032023083314.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA BOING PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda Boing P"
    "autor_email" => "eduardaboingpinheiro@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho busca compreender as condições para realização de práticas de ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio em uma perspectiva ético-crítica. Para isso, analisaram-se 12 trabalhos localizados a partir de uma busca sistemática em revistas da área da Educação em Ciências, Educação Popular e Educação do Campo. São trabalhos sobre práticas docentes com povos do campo no Ensino Médio relacionados simultaneamente com as seguintes categorias a priori: 1) Realidade local das comunidades como objeto da prática analisada; 2) Recorte específico da área das Ciências da Natureza explicitados na prática; 3) Formas de interação durante a prática investigada. Neste artigo foi analisado apenas a primeira categoria, que resultou na emersão e discussão de subcategorias, como a) Consideração das explicações e ideais da comunidade para evidenciar a realidade local sem articulação com situações desumanizadoras, b) Abordagem de situações desumanizadoras, c) Relação com tema-gerador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.