Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS EMENTAS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA BAHIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93394
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1083
    "inscrito_id" => 1646
    "titulo" => "CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS EMENTAS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA BAHIA"
    "resumo" => "É amplamente discutido na literatura que uma abordagem no âmbito da História da Ciência pode contribuir para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Por isso, se faz importante conhecer o que a formação de professores tem considerado como conhecimento relevante no que diz respeito à História da Química (HQ). Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo buscar compreender quais conhecimentos de HQ estão sendo ensinados nos cursos de Licenciatura em Química da Bahia. Para isso, analisamos as ementas das disciplinas de conteúdo histórico de 11 cursos a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Diante dos resultados obtidos podemos inferir que as ementas buscam propor conteúdos que proporcionem conhecimentos acerca da construção histórica da química quanto aos fatores sociais, culturais e econômicos que marcaram e influenciaram a evolução da mesma enquanto ciência até a atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1646_TB1083_11032023140355.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA CRUZ SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Cruz S."
    "autor_email" => "crebeca261@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93394
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1083
    "inscrito_id" => 1646
    "titulo" => "CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS EMENTAS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA BAHIA"
    "resumo" => "É amplamente discutido na literatura que uma abordagem no âmbito da História da Ciência pode contribuir para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Por isso, se faz importante conhecer o que a formação de professores tem considerado como conhecimento relevante no que diz respeito à História da Química (HQ). Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo buscar compreender quais conhecimentos de HQ estão sendo ensinados nos cursos de Licenciatura em Química da Bahia. Para isso, analisamos as ementas das disciplinas de conteúdo histórico de 11 cursos a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Diante dos resultados obtidos podemos inferir que as ementas buscam propor conteúdos que proporcionem conhecimentos acerca da construção histórica da química quanto aos fatores sociais, culturais e econômicos que marcaram e influenciaram a evolução da mesma enquanto ciência até a atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1646_TB1083_11032023140355.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA CRUZ SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Cruz S."
    "autor_email" => "crebeca261@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

É amplamente discutido na literatura que uma abordagem no âmbito da História da Ciência pode contribuir para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Por isso, se faz importante conhecer o que a formação de professores tem considerado como conhecimento relevante no que diz respeito à História da Química (HQ). Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo buscar compreender quais conhecimentos de HQ estão sendo ensinados nos cursos de Licenciatura em Química da Bahia. Para isso, analisamos as ementas das disciplinas de conteúdo histórico de 11 cursos a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Diante dos resultados obtidos podemos inferir que as ementas buscam propor conteúdos que proporcionem conhecimentos acerca da construção histórica da química quanto aos fatores sociais, culturais e econômicos que marcaram e influenciaram a evolução da mesma enquanto ciência até a atualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.