Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O IMPACTO DA IDADE E DO TEMPO DE MAGISTÉRIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92789
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 1093
    "titulo" => "CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O IMPACTO DA IDADE E DO TEMPO DE MAGISTÉRIO"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se constituem num importante auxílio para o fazer pedagógico, ainda que a sua plena articulação possa ser incipiente. O objetivo deste trabalho foi compreender como os conhecimentos relacionados ao uso das TIC se manifestam na prática pedagógica de docentes das Ciências da Natureza, investigando o efeito de fatores como idade e tempo de docência. O modelo TPACK - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo foi escolhido como lente teórica. Licenciados e docentes (n = 57) participaram da pesquisa respondendo a um questionário online, validado na literatura, com 30 afirmações. Análises quantitativas de comparação de médias e correlação evidenciaram efeito significativo da faixa etária e um efeito marginal do tempo de docência na articulação entre as dimensões do TPACK. Em suma, o avanço da idade se mostrou um fator limitante para a integração das TIC na prática docente. Implicações para o Ensino de Ciências foram apresentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1093_TB265_01032023114308.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA DA CRUZ ESPINDOLA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA ESPINDOLA"
    "autor_email" => "eespindola@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92789
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 1093
    "titulo" => "CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O IMPACTO DA IDADE E DO TEMPO DE MAGISTÉRIO"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se constituem num importante auxílio para o fazer pedagógico, ainda que a sua plena articulação possa ser incipiente. O objetivo deste trabalho foi compreender como os conhecimentos relacionados ao uso das TIC se manifestam na prática pedagógica de docentes das Ciências da Natureza, investigando o efeito de fatores como idade e tempo de docência. O modelo TPACK - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo foi escolhido como lente teórica. Licenciados e docentes (n = 57) participaram da pesquisa respondendo a um questionário online, validado na literatura, com 30 afirmações. Análises quantitativas de comparação de médias e correlação evidenciaram efeito significativo da faixa etária e um efeito marginal do tempo de docência na articulação entre as dimensões do TPACK. Em suma, o avanço da idade se mostrou um fator limitante para a integração das TIC na prática docente. Implicações para o Ensino de Ciências foram apresentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1093_TB265_01032023114308.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA DA CRUZ ESPINDOLA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA ESPINDOLA"
    "autor_email" => "eespindola@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se constituem num importante auxílio para o fazer pedagógico, ainda que a sua plena articulação possa ser incipiente. O objetivo deste trabalho foi compreender como os conhecimentos relacionados ao uso das TIC se manifestam na prática pedagógica de docentes das Ciências da Natureza, investigando o efeito de fatores como idade e tempo de docência. O modelo TPACK - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo foi escolhido como lente teórica. Licenciados e docentes (n = 57) participaram da pesquisa respondendo a um questionário online, validado na literatura, com 30 afirmações. Análises quantitativas de comparação de médias e correlação evidenciaram efeito significativo da faixa etária e um efeito marginal do tempo de docência na articulação entre as dimensões do TPACK. Em suma, o avanço da idade se mostrou um fator limitante para a integração das TIC na prática docente. Implicações para o Ensino de Ciências foram apresentadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.