Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

UM OLHAR PARA A HETEROGENEIDADE DE MODOS DE PENSAR SOBRE CALOR E TEMPERATURA QUE EMERGE NA FALA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93405
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1097
    "inscrito_id" => 896
    "titulo" => "UM OLHAR PARA A HETEROGENEIDADE DE MODOS DE PENSAR SOBRE CALOR E TEMPERATURA QUE EMERGE NA FALA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar a emergência de zonas do perfil conceitual de calor para compreender a heterogeneidade e diversidade de ideias de licenciandos em Química. Um perfil conceitual modela a diversidade de modos de pensar ou significar determinado conceito, uma vez que pessoas exibem diferentes maneiras de ver e conceituar o mundo, utilizadas em contextos distintos. Sabemos que algumas palavras e termos específicos que fazem parte da linguagem química são usados na linguagem cotidiana muitas vezes com significados diferentes. O conceito de calor é um desses. Foi aplicado um questionário onde pode-se perceber que as diferentes zonas do perfil conceitual podem emergir de forma mais ou menos evidentes dependendo do valor pragmático que elas apresentem verificamos também que os licenciandos ao tentarem estabelecer relações entre o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano mobilizam diferentes concepções que podem estar ou não alinhados ao com a visão científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID896_TB1097_13032023184417.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA ALMEIDA"
    "autor_email" => "mayaradqf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93405
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1097
    "inscrito_id" => 896
    "titulo" => "UM OLHAR PARA A HETEROGENEIDADE DE MODOS DE PENSAR SOBRE CALOR E TEMPERATURA QUE EMERGE NA FALA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar a emergência de zonas do perfil conceitual de calor para compreender a heterogeneidade e diversidade de ideias de licenciandos em Química. Um perfil conceitual modela a diversidade de modos de pensar ou significar determinado conceito, uma vez que pessoas exibem diferentes maneiras de ver e conceituar o mundo, utilizadas em contextos distintos. Sabemos que algumas palavras e termos específicos que fazem parte da linguagem química são usados na linguagem cotidiana muitas vezes com significados diferentes. O conceito de calor é um desses. Foi aplicado um questionário onde pode-se perceber que as diferentes zonas do perfil conceitual podem emergir de forma mais ou menos evidentes dependendo do valor pragmático que elas apresentem verificamos também que os licenciandos ao tentarem estabelecer relações entre o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano mobilizam diferentes concepções que podem estar ou não alinhados ao com a visão científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID896_TB1097_13032023184417.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA ALMEIDA"
    "autor_email" => "mayaradqf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a emergência de zonas do perfil conceitual de calor para compreender a heterogeneidade e diversidade de ideias de licenciandos em Química. Um perfil conceitual modela a diversidade de modos de pensar ou significar determinado conceito, uma vez que pessoas exibem diferentes maneiras de ver e conceituar o mundo, utilizadas em contextos distintos. Sabemos que algumas palavras e termos específicos que fazem parte da linguagem química são usados na linguagem cotidiana muitas vezes com significados diferentes. O conceito de calor é um desses. Foi aplicado um questionário onde pode-se perceber que as diferentes zonas do perfil conceitual podem emergir de forma mais ou menos evidentes dependendo do valor pragmático que elas apresentem verificamos também que os licenciandos ao tentarem estabelecer relações entre o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano mobilizam diferentes concepções que podem estar ou não alinhados ao com a visão científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.