O presente artigo trata de uma pesquisa documental de natureza qualitativa com suporte de dados quantitativos disponibilizados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), repositório que contém informações sobre a trajetória pessoal, profissional científica e tecnológica do Brasil. Para fins de análise, foram coletados dados de quatro Currículos Lattes de professores de Matemática do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Rondonópolis (Roo) em 2022. Buscou-se refletir sobre a formação acadêmica de cada professor, os projetos que estes têm desenvolvido, as produções em orientação, bancas e trabalhos técnicos, as produções científicas e participação em eventos, congressos, exposições e feiras. Os resultados indicam que o grupo tem potencial para crescer academicamente e constituir futuramente uma pós-graduação (stricto ou lato sensu), mas para isso é necessário que seja consolidado um grupo de pesquisa e que os professores reflitam em investirem seus esforços em futuras práticas docentes, linhas de pesquisas aglutinadoras e trabalhos a serem desenvolvidos.