Este trabalho busca realizar uma análise cienciométrica da inserção da Lei 10.639/2003 nas produções científicas das últimas sete edições do Encontro Nacional de Ensino de Química, o ENEQ, de 2008 a 2020. Para a categorização foram utilizados os seguintes descritores: 10639/2003, 10.639/2003, raça, racismo, relações étnico-raciais, África, diáspora e negro, encontrando, ao todo, 32 trabalhos, que foram analisados a partir dos critérios indicadores gerais, conteúdo e autoria. Verificamos um aumento na preocupação das/dos autoras/es em situar seus trabalhos nas linhas temáticas Inclusão e Políticas Educacionais e Diversidade e Inclusão. Identificamos que 78,1% dos trabalhos envolvem 3 ou mais autoras/es, revelando um esforço colaborativo nas produções. Constatamos, por fim, a potencialidade da Cienciometria como técnica promotora de uma leitura da atividade científica na correspondência entre o Ensino de Ciências e as Relações Étnico-Raciais, permitindo uma diagnose do campo e a visibilização de caminhos para as/os pesquisadoras/es desta área.