Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DOS FUTUROS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93459
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1178
    "inscrito_id" => 3116
    "titulo" => "A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DOS FUTUROS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "A presente pesquisa integra o projeto "Investigação-ação contextualizada na Pedagogia de Alternância: situações que problematizam a aprendizagem dos professores de ciências da natureza para a Educação do Campo” FAPERGS/GEPEC/CNPq – UFRGS CLN, realizado nas disciplinas Ciências Naturais 2: Movimentos e Transformações da Natureza” e “Ciências Naturais 5: Átomos, Núcleos e radioatividade” nos semestres de 2021/2022. O problema de pesquisa é “A pedagogia da alternância pode contribuir para uma aprendizagem significativa e contextualizada no ensino de ciências e biologia na formação dos licenciandos da Educação do Campo?” Foi desenvolvido a partir da análise da metodologia utilizada em biologia, pelo licenciando bolsista de Iniciação Científica. As situações problema foram propostas pela professora das disciplinas citadas. Os resultados indicam que conceitos de biologia, têm sua aprendizagem melhorada quando consideram as vivências socioambientais do discente no Tempo Comunidade. Assim o licenciando pode evidenciar a importância dos conhecimentos prévios no ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3116_TB1178_13032023232036.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAUL OLIVEIRA ORCY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAUL"
    "autor_email" => "raulorcy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93459
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1178
    "inscrito_id" => 3116
    "titulo" => "A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DOS FUTUROS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "A presente pesquisa integra o projeto "Investigação-ação contextualizada na Pedagogia de Alternância: situações que problematizam a aprendizagem dos professores de ciências da natureza para a Educação do Campo” FAPERGS/GEPEC/CNPq – UFRGS CLN, realizado nas disciplinas Ciências Naturais 2: Movimentos e Transformações da Natureza” e “Ciências Naturais 5: Átomos, Núcleos e radioatividade” nos semestres de 2021/2022. O problema de pesquisa é “A pedagogia da alternância pode contribuir para uma aprendizagem significativa e contextualizada no ensino de ciências e biologia na formação dos licenciandos da Educação do Campo?” Foi desenvolvido a partir da análise da metodologia utilizada em biologia, pelo licenciando bolsista de Iniciação Científica. As situações problema foram propostas pela professora das disciplinas citadas. Os resultados indicam que conceitos de biologia, têm sua aprendizagem melhorada quando consideram as vivências socioambientais do discente no Tempo Comunidade. Assim o licenciando pode evidenciar a importância dos conhecimentos prévios no ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3116_TB1178_13032023232036.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAUL OLIVEIRA ORCY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAUL"
    "autor_email" => "raulorcy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A presente pesquisa integra o projeto "Investigação-ação contextualizada na Pedagogia de Alternância: situações que problematizam a aprendizagem dos professores de ciências da natureza para a Educação do Campo” FAPERGS/GEPEC/CNPq – UFRGS CLN, realizado nas disciplinas Ciências Naturais 2: Movimentos e Transformações da Natureza” e “Ciências Naturais 5: Átomos, Núcleos e radioatividade” nos semestres de 2021/2022. O problema de pesquisa é “A pedagogia da alternância pode contribuir para uma aprendizagem significativa e contextualizada no ensino de ciências e biologia na formação dos licenciandos da Educação do Campo?” Foi desenvolvido a partir da análise da metodologia utilizada em biologia, pelo licenciando bolsista de Iniciação Científica. As situações problema foram propostas pela professora das disciplinas citadas. Os resultados indicam que conceitos de biologia, têm sua aprendizagem melhorada quando consideram as vivências socioambientais do discente no Tempo Comunidade. Assim o licenciando pode evidenciar a importância dos conhecimentos prévios no ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.