A presente pesquisa integra o projeto "Investigação-ação contextualizada na Pedagogia de Alternância: situações que problematizam a aprendizagem dos professores de ciências da natureza para a Educação do Campo” FAPERGS/GEPEC/CNPq – UFRGS CLN, realizado nas disciplinas Ciências Naturais 2: Movimentos e Transformações da Natureza” e “Ciências Naturais 5: Átomos, Núcleos e radioatividade” nos semestres de 2021/2022. O problema de pesquisa é “A pedagogia da alternância pode contribuir para uma aprendizagem significativa e contextualizada no ensino de ciências e biologia na formação dos licenciandos da Educação do Campo?” Foi desenvolvido a partir da análise da metodologia utilizada em biologia, pelo licenciando bolsista de Iniciação Científica. As situações problema foram propostas pela professora das disciplinas citadas. Os resultados indicam que conceitos de biologia, têm sua aprendizagem melhorada quando consideram as vivências socioambientais do discente no Tempo Comunidade. Assim o licenciando pode evidenciar a importância dos conhecimentos prévios no ensino-aprendizagem.