Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. Ele buscou averiguar, a partir da Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2000) quais translações de interesse ocorreram no desenvolvimento profissional docente (DPD) de licenciandos em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) entre 2018/2020, em uma universidade pública de Minas Gerais. Identificamos desvios de interesses que favoreceram e desfavoreceram o DPD dos sujeitos da pesquisa. Verificamos que o ingresso e vivência dos licenciandos no PIBID ocasionaram impactos positivos na sua formação profissional, embora muitos deles não tenham a expectativa de seguir a carreira docente. O PIBID agiu como um ator que provocou translações no DPD dos licenciandos. Porém, alguns atores como: más condições de trabalho, desvalorização do professor, baixos salários, falta de investimento dos governos, ainda necessitam ser deslocados para possibilitar maior aderência dos pibidianos à carreira docente