O avanço tecnológico propicia a aceleração da produção de bens materiais, mas contribui com a crise ambiental atual. No cenário escolar, é importante promover a Educação Ambiental para conscientização e desenvolvimento de valores e atitudes mais sustentáveis. O objetivo do estudo foi analisar as Representações Sociais (RS) e percepções de consumo, sustentabilidade e problemas ambientais de alunos (n = 65) do ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro. As RS foram obtidas pela análises de similitude e prototípica coletadas via TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras. Os resultados evidenciaram: (1) uma forte relação entre consumo e o ato de comprar, envolvendo termos capitalistas (dinheiro, gastar, shopping) e psicológicos (prazer, vício, desperdício e consciência); (2) a relação entre sustentabilidade e o ato de reciclar, associado às preocupações ambientais e meios de mitigação e, (3) desmatamentos, aquecimento global, poluição (das águas) e queimadas como os piores problemas ambientais.