O presente trabalho tem o objetivo de analisar a temática formação de professores nas atas do EPEA, no período 2001 – 2019, discutindo a articulação da Educação Ambiental Crítica com a formação de professores, sinalizando alguns elementos e pressupostos, com vistas a um (re)pensar no processo formativo, crítico e reflexivo dos sujeitos na contemporaneidade. Em se tratando de metodologia, realizou-se uma pesquisa do “estado da arte”, mapeando um total de 898 pesquisas. Deste total, 78 apresentam no título e/ou palavras-chave os termos “Educação Ambiental Crítica”. A partir disso foi realizada uma leitura crítica das pesquisas, sendo encontradas 14 que discutem a formação de professores. Como forma de análise foram criados descritores e categorias de análises, seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva. Pode-se dizer que as pesquisas que discutem a Educação Ambiental Crítica na formação de professores ainda são incipientes, necessitando de novas investigações, visando uma intervenção na sociedade.