A sociedade atual enfrenta uma serie de avanços que sem dúvida, repercutem diretamente em todos os setores. A escola, certamente é um dos locais que mais recebe esses reflexos de mudanças, tendo em vista lidar com uma pluralidade de saberes e conhecimentos adversos de diferentes educandos. Nesse sentido, o propósito deste trabalho é o de refletir sobre a necessidade do educador possuir alguns saberes que são necessários ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, para que dessa forma, possa desenvolver um trabalho que valorize o desenvolvimento de cada aluno.Para a construção deste trabalho o referencial teórico utilizado foi: Brasil (1995); Carvalho (2000); Mantoan (2003); Nóvoa (2007), Tardiff (2004), entre outros. A metodologia utilizada foi constituída de estudos bibliográficos, bem como investigação, envolvendo princípios da abordagem qualitativa, entrevista semiestruturada e observação não participante. Do estudo desenvolvido, sistematizamos e analisamos concepções de duas professoras participantes da pesquisa. Os resultados apontam que para a construção de práticas pedagógicas inclusivas é necessário que o professor possua uma pluralidade de saberes e gerencie seu processo de formação e autoformação. Então, acreditamos que refletir sobre a prática docente e desenvolver o processo formativo são elementos essenciais para a consolidação de uma sociedade mais humana e inclusiva.