SABERES NECESSÁRIOS PARA O TRABALHO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: (RE)PENSANDO O PAPEL DOCENTE.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9226 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 1630 "titulo" => "SABERES NECESSÁRIOS PARA O TRABALHO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: (RE)PENSANDO O PAPEL DOCENTE." "resumo" => "A sociedade atual enfrenta uma serie de avanços que sem dúvida, repercutem diretamente em todos os setores. A escola, certamente é um dos locais que mais recebe esses reflexos de mudanças, tendo em vista lidar com uma pluralidade de saberes e conhecimentos adversos de diferentes educandos. Nesse sentido, o propósito deste trabalho é o de refletir sobre a necessidade do educador possuir alguns saberes que são necessários ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, para que dessa forma, possa desenvolver um trabalho que valorize o desenvolvimento de cada aluno.Para a construção deste trabalho o referencial teórico utilizado foi: Brasil (1995); Carvalho (2000); Mantoan (2003); Nóvoa (2007), Tardiff (2004), entre outros. A metodologia utilizada foi constituída de estudos bibliográficos, bem como investigação, envolvendo princípios da abordagem qualitativa, entrevista semiestruturada e observação não participante. Do estudo desenvolvido, sistematizamos e analisamos concepções de duas professoras participantes da pesquisa. Os resultados apontam que para a construção de práticas pedagógicas inclusivas é necessário que o professor possua uma pluralidade de saberes e gerencie seu processo de formação e autoformação. Então, acreditamos que refletir sobre a prática docente e desenvolver o processo formativo são elementos essenciais para a consolidação de uma sociedade mais humana e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., INCLUSÃO., SABERES DOCENTES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_19_59_31_idinscrito_1630_3705f2a313ab81b5675e88e55268c7a3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURE COUTRE GURGEL" "autor_nome_curto" => "IURE" "autor_email" => "yurecoutre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9226 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 1630 "titulo" => "SABERES NECESSÁRIOS PARA O TRABALHO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: (RE)PENSANDO O PAPEL DOCENTE." "resumo" => "A sociedade atual enfrenta uma serie de avanços que sem dúvida, repercutem diretamente em todos os setores. A escola, certamente é um dos locais que mais recebe esses reflexos de mudanças, tendo em vista lidar com uma pluralidade de saberes e conhecimentos adversos de diferentes educandos. Nesse sentido, o propósito deste trabalho é o de refletir sobre a necessidade do educador possuir alguns saberes que são necessários ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, para que dessa forma, possa desenvolver um trabalho que valorize o desenvolvimento de cada aluno.Para a construção deste trabalho o referencial teórico utilizado foi: Brasil (1995); Carvalho (2000); Mantoan (2003); Nóvoa (2007), Tardiff (2004), entre outros. A metodologia utilizada foi constituída de estudos bibliográficos, bem como investigação, envolvendo princípios da abordagem qualitativa, entrevista semiestruturada e observação não participante. Do estudo desenvolvido, sistematizamos e analisamos concepções de duas professoras participantes da pesquisa. Os resultados apontam que para a construção de práticas pedagógicas inclusivas é necessário que o professor possua uma pluralidade de saberes e gerencie seu processo de formação e autoformação. Então, acreditamos que refletir sobre a prática docente e desenvolver o processo formativo são elementos essenciais para a consolidação de uma sociedade mais humana e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., INCLUSÃO., SABERES DOCENTES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_19_59_31_idinscrito_1630_3705f2a313ab81b5675e88e55268c7a3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURE COUTRE GURGEL" "autor_nome_curto" => "IURE" "autor_email" => "yurecoutre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }