Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal situada na cidade de Fortaleza e teve como objetivo principal trabalhar os aspectos sócioafetivo e socioambiental, através das Atividades Físicas Inclusivas (AFI) para facilitar o desenvolvimento cognitivo em crianças com Deficiência Intelectual (DI)que apresentam distúrbios comportamentais emocionais. Esse experimento iniciou-se em fevereiro de 2014 em uma criança no Atendimento Educacional Especializado (AEE)/SRM, onde são atendidas aproximadamente 28 crianças com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e AH/S. O Plano elaborado seguiu a linha de pensamento de ROSA NETO(afetividade), WALLON (emocional) e VYGOTSKY(socioambiental e cognitivo) direcionado a uma criança com 10 anos do 4ª ano manhã com laudo CID F.70 apresentando distúrbios de comportamento e emocional. A partir desse processo, com aproximadamente um mês de intervenção notou-se um grande avanço nos aspectos sócioafetivo, sócioemocional e sócioambiental na referida criança e consequentemente a facilitação do processo de desenvolvimento cognitivo. Antes da implantação das AFI não havia avanço cognitivo, a criança tinha grandes dificuldades para realizar tarefas,com o aspecto emocional muito comprometido e socialização. No decorrer do processo a criança teve um grande avanço nos aspectos sócioafetivo, sócioemocional, e consequentemente um desenvolvimento significativo no aspecto cognitivo.