Por conquista histórica das pessoas surdas, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi reconhecida pela nação brasileira como a primeira língua (L1) da pessoa surda, sob a publicação da Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e a Lei n 10.098, de 19/12/2002. Os surdos estão inseridos numa sociedade em que a língua predominante é a portuguesa, precisando ser bilíngues aprendendo a língua portuguesa escrita como sua segunda língua (L2). O ensino da L2 aos alunos surdos requer a consciência de que a metodologia utilizada precisa ser diferente, no sentido de adequar-se ao jeito de aprender do surdo que não tem registros sonoros para orientar a aquisição da escrita do português. Também precisa de estímulos para que estes alunos se sintam motivados a aprender L2. Neste aspecto a utilização da Literatura Infantil é relevante. Por isto, este trabalho objetiva apresentar algumas propostas de atividades de ensino da L2 aos surdos a partir de ações que envolvam um conto adaptado à Cultura Surda, bem como dos incentivos que ele possa sugerir no processo de letramento do surdo em relação à língua portuguesa escrita. Para oferecer apoio teórico e prático os autores mais utilizados foram KARNOPP (2010), QUADROS (2006) e SILVA (2010). A socialização dessas propostas oferece orientações sobre o modo como utilizar o conto para o aluno surdo alcançar letramento da língua portuguesa e para criar obras literárias que poderão construir um arsenal literário da Cultura Surda para a escola onde estuda.