Atualmente, a educação básica passa por um processo bienal de avaliação nacional, na qual tratamos neste estudo. Este processo avaliativo se dá pelo IDEB, criado em 2007 que representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e as médias de desempenho nas avaliações do INEP: o SAEB, para os estados e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições do Ensino de Ciências para o IDEB e expor como esses índices colaboram para as políticas educacionais voltadas para gestão escolar, mediante ações educativas. Esta investigação foi realizada no município de Balsas, cidade localizada na região sul Maranhense. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, de cunho qualitativo, onde utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados e o método de análise de conteúdo para os dados obtidos. Consideramos que os resultados obtidos foram satisfatórios para a popularização da ciência, porém não muito emocionante. Ficou claro que o município até agosto de 2014 (data da pesquisa) não perseguiu estratégias que subsidiasse o ensino de Ciências. Seria imprescindível que a SEMED realizasse ações voltadas para o desenvolvimento da aprendizagem do educando, para que assim consiga-se interligar o Ensino de Ciências e o IDEB, e juntos emergir uma perspectiva para as ações educativas e gestão educacional do município.